quarta-feira, 11 de julho de 2012

Correr liberta mais do que suor #3

Recebi um comentário, de uma leitora, que me deixou a pensar...

Para que conheçam um pouco sobre a pessoa deste lado:
Pratiquei desporto de competição, desde sempre!  Andei na natação desde os 3 anos até aos 18 anos, e desde que me lembro, sempre gostei de dar o melhor.

Durante estes 10 anos, andei em ginásios (step, aerobica, spnning, rpm, etc.) mas nada que me fizesse dizer: "Uau, é isto mesmo que quero!!"

Esta parte é para as meninas com um peito avantajado: Arranjar um bom soutien de desporto faz milagres! E também foi graças a esse suporte, que comecei a correr, sem ter problemas! Onde é que se arranja esta maravilha? Na Dama de Copas

Comecei a correr em Setembro de 2011, por causa do meu físico, e ainda bem que o N. ia comigo no início apenas para correr 15 minutos, pois era o que aguentava, custava imenso, doía tudo, para mim era um sacrifício, aqueles 15 minutos pareciam horas  (a sério!), uma tortura. E pelo o facto do N. ir todos os dias comigo correr aqueles 15 minutos, foi uma ajuda fundamental, porque se tivesse sozinha, o mais provável era ter desistido. 

E quando corria esses 15 minutos, nem conseguia falar, respirava muito mal, arrastava o corpo (em vez de correr), e o N. sempre a falar comigo, a motivar-me, e quando dizia que ia haver um dia que EU ia querer correr mais do que 15 minutos, só pensava que ele estava doido!! que isso nunca acontecer.. Como não podia estar mais errada, o corpo queria mais, o corpo pedia mais, a respiração já se encontrava normalizada, os pés já não se arrastavam (já corria), e comecei a aumentar o tempo de corrida gradualmente, ou seja, durante, quase 1 mês corri apenas os 15 minutos, após esse mês aumentei para os 20 minutos, durante 2 semanas, e como queria ir mais longe, comecei a correr 30 minutos. E a partir desta fase, quis mais, até conseguir correr 1 hora.

Em Abril, ia haver a Corrida da Mulher 5 Km, lá inscrevi-me, não sabia muito bem, no que me ia meter, porque nunca tinha participado numa prova de competição de atletismo. Acabei a prova com sucesso, super cansada, pernas doridas (no dia seguinte), mas com a vontade de querer entrar em mais provas, até que a seguinte foi em Junho, a Corrida do Oriente - 10Kms. 
Já há muito tempo que não encontrava algo que me sentisse integrada e que pudesse estar sempre a querer dar o meu melhor.
Adorava, em Setembro, entrar na minha 1ª meia-maratona, mas só com mais treino nas pernas, pois são 22 Km. 

Se há dias em que apetece ficar em casa? Apetece
Se há dias em que o corpo pede para descansar? Há, mas é preciso a mente ser mais forte e lembrar-se do objectivo a curto prazo!

Um conselho de amiga, para os que pretendem começar nestas corridas: Mais vale correr 8 minutos do que nada.

Para o pedido da leitora, gostaria de criar (ainda não sei bem como) uma página com um plano para iniciantes de modo a motivar as pessoas a iniciarem-se a correr e também deixar os seus progressos, porque se houver um compromisso (mesmo que seja virtualmente), certamente irá haver mais motivação.

1 comentário:

  1. Obrigada pela atenção! :) Acho que há uma forma de se criar separadores nas páginas do blog (eu não sei fazer, sou um bocado naba) e talvez assim se conseguisse fazer um registo. OU então criar uam página de facebook, para quem se quisesse juntar... :)

    ResponderEliminar