domingo, 5 de fevereiro de 2012

Correr com frio

Dicas para correr com frio!



 1 )     Não leve demasiada roupa
Pense na temperatura corporal que vai atingir e manter a maior parte do tempo durante o treino. Roupa a mais poderá dificultar-lhe os movimentos e acaba por ser mais difícil eliminar o suor. Num rolamento mais lento justifica-se uma segunda camada mas para treinos a ritmos fortes e séries, pondere levar sempre menos roupa.
2 )     Utilize materiais técnicos de corrida no seu vestuário
Embora a corrida seja uma modalidade que exija muito pouco equipamento além de um bom par de sapatilhas, a roupa técnica pode ser uma vantagem em condições climatéricas adversas. Utilize t-shirts com tecidos que se mantenham secos, o algodão empapa muito e retém o suor o que pode provocar-lhe resfriados ou mesmo uma constipação.
3 )     Correr em segurança.
O seu horário de treino pode não ser flexível quando diminui o número de horas de sol e por isso tem de treinar antes do sol nascer ou quando já se pôs. Utilize vestuário com bandas reflectoras para ser visível e prevenir acidentes, sobretudo se corre perto da estrada.
4 )     As extremidades são pontos fracos
No frio, o instinto de sobrevivência do corpo humano é concentrar a maior parte do sangue nos órgãos vitais, ou seja, no tronco e por isso as extremidades (membros, mãos e pés) tendem a arrefecer muito mais. Além das luvas, pode utilizar manguitos para os braços e até pernitos se usa calções curtos.
5 )     Um bom aquecimento já conta como treino
Deve incluir alguns minutos de caminhada ou trote ligeiro para subir a frequência cardíaca e aumentar o débito de sangue, alongamentos, exercícios de mobilidade e até técnica de corrida para se assegurar que quando começa o treino propriamente dito os seus músculos, articulações, tendões e o coração estão a trabalhar no rendimento óptimo para assimilar a carga.
6 )     Utilize o gorro mas nem sempre
A cabeça é o local por onde dissipa maior quantidade de calor, por isso se utilizar o gorro desnecessariamente num treino em que vai suar muito, acaba com o acessório todo ensopado e mais pesado, sem saber o que fazer com ele. Mas num rolamento mais lento ou se estiver mesmo muito frio, proteja-se e isole esse ponto fraco.
7 )     Proteja a pele.
O frio é cortante por isso utilize hidratantes e lubrificantes para prevenir os cortes e assaduras nas axilas, virilhas, dedos dos pés e das mãos.
8 )     Necessidades hídricas
O risco de desidratação no Inverno é bastante elevado, tendo em conta que diminui significativamente o seu consumo de água e pode estar a treinar tanto ou mais do que no Verão. Se lhe custa beber água, aposte em tisanas leves (maçã, frutos silvestres, menta, etc.) que pode beber a uma temperatura mais agradável para a estação do ano.
9 )     E durante o treino?
As necessidades de hidratos de carbono são mais elevadas com o tempo frio por isso pode apostar numa bebida isotónica mesmo em treinos mais curtos, beba 150-200ml por hora de treino para repor líquidos, electrólitos e as suas reservas de glicogénio muscular.
10 )  Manter a regularidade…
Para quem corre ao ar livre, correr na passadeira é uma verdadeira tortura, no entanto nestas alturas pode evitar que falhe alguns treinos. Ainda assim, sempre que desesperar ao olhar pela janela, pense que conseguir ir correr num dia em chove e faz frio, garante-lhe uma grande vantagem e poderá dar-lhe uma inequívoca sensação de “dever cumprido”.

Claro está que se as condições forem realmente inadequadas para correr e não for possível compensar essa sessão com um treino indoor, aguarde ansiosamente que “depois da tempestade venha a bonança” para ir correr no dia seguinte.
 
Fonte e imagem:  http://www.correrporprazer.com/2010/12/correr-contra-o-frio/

Sem comentários:

Enviar um comentário